EUA avaliam ataques militares contra a Venezuela nas próximas semanas, aponta mídia

 

Washington move contingente naval ao Caribe e intensifica estratégia militar sob justificativa de “narcoterrorismo”


Nicolás Maduro, Donald Trump, navio anfíbio USS Iwo Jima navegando no mar do Caribe e o mapa da América do Sul ao fundo (Foto: Divulgação I Logan Goins/Marinha dos Estados Unidos)

A Casa Branca está considerando a possibilidade de realizar ataques militares contra a Venezuela nas próximas semanas, de acordo com reportagens recentes em veículos dos EUA e no Brasil.

Fontes citadas garantem que o Pentágono já deslocou contingente naval de mais de 4,5 mil militares ao Caribe, próximo à costa venezuelana, com alegações oficiais de combate ao narcotráfico. Reportagens na NBC detalham que os ataques planejados poderiam incluir drones contra laboratórios de drogas, especialmente no interior venezuelano.

Na prática, forças estadunidenses já teriam realizado ao menos três ações contra embarcações na região caribenha, sob a justificativa de interceptação de contrabando ligado a cartéis.

A escalada ocorre num momento em que Trump também articula uma mudança de estrutura no aparato de defesa: segundo relatos, ele pretende transformar o Departamento de Defesa num “Departamento de Guerra” para adequar a “nova lógica militar” do seu governo.

A Venezuela reagiu com firmeza: o presidente Nicolás Maduro repudiou as movimentações e acusou os EUA de fabricar justificativas com “mentiras” para uma intervenção. Ele alertou que mobilizaria a resistência nacional caso a agressão se concretize.

O ataque recente a uma embarcação venezuelana, segundo Trump, resultou na morte de três pessoas. A ação foi justificada como ataque legítimo a traficantes, mas levantou questionamentos jurídicos e éticos sobre a legitimidade de operações militares em águas internacionais.

Fonte: Brasil247

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urgente!! Ex-vereador Pardal falece na zona rural de Itaperuna

Itaperuna de luto: tenente-coronel Rodrigo Lestayo é encontrado sem vida na Cachoeira do Jaime, em Eugenópolis

Funcionária de supermercado reage a injúria racial e é demitida por justa causa em Itaperuna