Cedae realiza 5ª Edição do Programa Replantando Vida em Itaperuna - Veja o Vídeo
Aconteceu nesta terça-feira, 30/09, na Concha Acústica de Itaperuna, mais uma edição do programa Replantando Vida, uma parceria da CEDAE RJ com o Rotary Club e o Lions Clube.
O Programa é um projeto socioambiental que visa a restauração da Mata Atlântica com a ressocialização dos apenados do sistema prisional do Rio de Janeiro. Os participantes, em cumprimento de pena, atuam em todas as etapas da restauração florestal, desde a coleta de sementes e produção de mudas até o planejamento e monitoramento das áreas, recebendo capacitação, oportunidade de trabalho e geração de renda.
Nossa equipe de reportagem esteve presente e conversou com o coordenador do programa, Marcelo Lombardi, com Maria Luzia Amaral e Gustavo de Freitas, do Rotary Club, e com Roberto Parente, presidente do Lions Club Itaperuna. Assista o Vídeo:
Objetivos do programa:
- Recuperar áreas degradadas e preservar a biodiversidade do estado através do reflorestamento.
- Oferecer um caminho para a inclusão social e a reintegração à sociedade para pessoas em cumprimento de pena.
- Proporcionar oportunidades de trabalho, qualificação profissional e geração de renda para os apenados.
Como funciona:
- O programa é realizado em parceria com o governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-RJ).
- As pessoas em cumprimento de pena realizam diversas atividades, como:
- Coleta e beneficiamento de sementes florestais
- Produção de mudas
- Plantação e manutenção de florestas
- Monitoramento de áreas restauradas
- Coleta e beneficiamento de sementes florestais
- O programa já beneficiou cerca de 6.000 pessoas e tem como objetivo restaurar uma área de 600 hectares, já tendo plantado mais de 3 milhões de árvores.
Comentários
Postar um comentário