Itaperuna: obras da Estrada do Contorno estão previstas para 2026
Ideia é aliviar o tráfego de todo o Noroeste Fluminense ao desviar trânsito da cidade de Itaperuna
![]() |
Desvio da BR-365 deve ter obras iniciadas em 2026 — Foto: Divulgação |
Uma obra esperada há décadas pela população do Noroeste Fluminense pode finalmente sair do papel: o desvio da BR-356 em Itaperuna. O projeto visa desafogar o trânsito local, melhorar a mobilidade urbana e otimizar o escoamento da produção agrícola, especialmente de grãos provenientes do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Atualmente, cerca de mil caminhões atravessam a cidade todos os dias, sobrecarregando a rodovia e dificultando a circulação. (Continua após a publicidade):
Na tentativa de destravar o projeto, o deputado federal Hugo Leal e o prefeito de Itaperuna, Nel Medeiros, reuniram-se com o ministro substituto e secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, além da Secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse. O encontro teve como objetivo discutir os avanços e garantir que a obra entre na fase de execução o quanto antes. (Continua após a publicidade)
De acordo com Santoro, o projeto ainda está em fase de elaboração, com previsão de conclusão até o fim deste ano. As obras, por sua vez, só devem começar em 2026. O deputado Hugo Leal reforçou a importância do empreendimento e garantiu que acompanhará de perto sua evolução. (Continua após a publicidade).
— Essa obra é vital para o Noroeste Fluminense. Vamos trabalhar para que ela deixe de ser apenas um projeto e passe para a fase de execução dentro do PAC. Estou assumindo esse compromisso em nome de Itaperuna — afirmou Leal.Apesar do otimismo dos políticos, o fato é que o desvio da BR-356 já é uma promessa antiga. O projeto vem sendo discutido há quase 30 anos, com sucessivos anúncios e prazos que nunca foram cumpridos. A população de Itaperuna, que convive diariamente com congestionamentos e impactos econômicos dessa demora, já se cansou de ouvir que "dessa vez vai". Resta saber se, finalmente, a promessa será cumprida — ou se essa será apenas mais uma repetição do mesmo roteiro de sempre.
Com informações do Extra.globo.com
Comentários
Postar um comentário